Coincidências

quinta-feira, 1 de maio de 2008
Artesanato de Antonio de Castro

Comentário:

Nadezhda disse...
Já viu O filme "Eternal Sunshine"? Se viu, lembre-se da parte que o Joel diz que se apaixona por todas as mulheres que são simpáticas com ele.Talvez seja o seu caso também ;)
27 de Abril de 2008 21:31



O filme Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças, lançado em 2004, indicado ao Oscar de melhor atriz para Kate Winslet, e premiado com o Oscar de melhor roteiro original, trata de assuntos da mente.

Desde o seu lançamento, ou pelo menos desde o reconhecimento dele nas grandes premiações há quatro anos atrás, eu morro de vontade de assisti-lo, mas sempre há algo que acontece e me impede. Quando o filem entrou em circuito no Brasil, peguei uma dengue, a primeira de todas e não consegui ir ao cinema a tempo.

Quando começou a passar na TV por assinatura, eu estava passando por um difícil período financeiro com a minha família, não tínhamos mais TV por assinatura. Voltamos com a TV e o filme nunca mais anunciou. Na locadora perto de casa, a única que tinha o filme, o DVD estava com defeito. E nisso se passaram quatro anos.

Até que há um mês atrás eu me mexi e decidi baixar o filme pela internet. Um dia foi suficiente. Mas aí eu estava envolvido com o trabalho e com a faculdade, depois eram as conversas com amigos e tudo mais, foi a época que eu fiquei meio sumido daqui e nem sentava em meu computador direito.

Finalmente no domingo, dia 27 de abril às 20:00h mais ou menos, quando começava o Fantástico na televisão, eu decidi assistir ao filme.

O filme é lindo. Trata do amor entre duas pessoas e de como esse amor pode ir definhando com o tempo. Como parece impossível no início de uma relação você perceber que um dia todo aquele seu amor não vai mais existir.

A história envolve e te deixa meio perdido, você quer entender e quando parece que acabou, ainda não acabou. Aparece outro fato para deixar você mais angustiado, mais frustrado, a maneira como as pessoas pensam.

Não vou contar aqui a história porque esse não é o papel do post, mas vale a pena assistir só lamento que eu tenha demorado tanto tempo até tomar uma decisão e enfrentar meu destino de não assistir ao filme.

"Feliz é o destino da inocente vestal
Esquecida pelo mundo que ela
esqueceu
Brilho eterno da mente sem lembrança!"

Alexandre Pope



Quando o filme acabou, eu estava sem sentidos, extasiado por aquele turbilhão de acontecimentos mentais, que eu tentava compreender, cansado, sugado e emocionado com a frieza da espécie humana, ouvindo a canção do filme, que também vale a pena conferir, porque é linda (Everybody’s Gotta to Learn Sometime).

Entrei na internet, querendo descansar do filme, já eram quase 23:00h. quase querendo esquecer o filme, por um segundo, para eu não ficar tão impressionado. Entrei no blog e conferi se não havia comentários novos no post anterior.

De repente me deparo com o comentário da Nadezhda e fico sem palavras. Como pode o destino ser tão estranho. Como pode ela ter lembrado daquela cena, justo aquela cena do filme, ao ler meu post.

Aquela cena, que ao assistir, eu sozinho em meu quarto, pensei em voz alta: “Eu sou assim também, sempre me apaixonando por pessoas desconhecidas que olhem nos meu olhos, seja homem ou mulher”.

Pode não ser nada, mas comentei o acontecido com todos os meus conhecidos e foi motivo de um post. Fiquei ainda mais impressionado e Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças virou um dos meu filmes preferidos.
Ouvindo: Everybody's Gotta Learn Sometime - Beck
"Abençoados os que esquecem, porque aproveitam até mesmo seus
equívocos"
Friedrich Nietzsche

2 críticas:

Nadezhda disse...

Tinha escrito um comentário bem legal, mas deu erro, e perdi.

Mas enfim...
Foi uma grande coincidência isso mesmo. E eu adoro coincidências.

E essa é uma das partes do filme que eu mais gosto. Me identifico com o Joel, às vezes até acho que ele foi inspirado em mim.

Um ótimo filme, eu até tenho ele de tanto que gostei. Está na lista dos preferidos.

Tem um outro filme com ela, que tem uma fala sobre coincidências também, quando ela pergunta se aquilo não é uma estranha coincidência, e o cara responde que todas as coincidências são estranhas. E são mesmo.
(O filme é "A vida de David Gayle").

;)

Fláh disse...

Nossa,
com esse post me deu vontade de ver o filme.
Vou na locadoraa agooora.
:)

E que coincidencia não? Ou não mesmo, tudo sempre tem um motivo. [

;)